Pandemia: como lidar com os impactos nos postos de combustível?
15 de setembro de 2020

Pandemia: como lidar com os impactos nos postos de combustível?

Antes do aparecimento do novo coronavírus, o ano de 2020 nos meses de janeiro e fevereiro apresentava um cenário positivo nos postos de combustível e registrou uma tendência de crescimento no consumo em relação aos anos anteriores. Porém, o Brasil e o mundo pós-pandemia vivem um marco de reinvenção para a maioria dos negócios e é necessário se adaptar ao chamado “novo normal”.

Segundo previsão da AIE (2020), o crescimento da demanda mundial por gasolina cairá de 2,5 milhões de b/d no período de 2013-2019 para 500 mil b/d entre 2019 e 2025. No Brasil, os dados de vendas divulgados pela ANP ainda não foram atualizados e não é possível uma análise precisa do efeito do isolamento na demanda por combustíveis, mas a Petrobras anunciou uma redução de 50% no consumo e, segundo a Consultoria Argus, a procura por diesel, gasolina e etanol caíram 20%, 50% e 70% respectivamente.

É evidente que, mais do que nunca, é necessário parar e avaliar a atual situação do seu posto de combustível, se atentar às mudanças, ter paciência e jogo de cintura para lidar com essa nova realidade. Mas fique tranquilo, no post de hoje te mostraremos como.  

 

Mudanças na rotina do posto devido à pandemia

O novo coronavírus nos trouxe uma nova forma de relacionar com as pessoas no meio social e profissional. Enquanto empresário você deve primar pelo bem-estar dos seus colaboradores e adotar medidas que contribuam com a consolidação do novo normal na rotina do seu posto.

A preocupação também deve se estender aos clientes. O fluxo de motoristas convencionais pode diminuir, mas ainda haverá, além dos caminhoneiros e viajantes que precisam de uma estrutura adequada para se manterem livres dos perigos de contaminação.

 

Reinvente seu negócio


Para se manter competitivo em meio a esse cenário, é preciso criar meios inovadores tanto em relação ao que oferecer aos clientes quanto em como gerir seu negócio. Por isso, pare e analise o que pode ser oferecido para seu público além de somente combustíveis, alimentos e bebidas. Tenha em mente que os postos de combustíveis não servem somente para abastecer veículos.

Atendendo aos protocolos de biossegurança exigidos, é possível criar novos e promissores estabelecimentos vinculados ao seu posto, como por exemplo: lanchonetes, lavanderias e até barbearias. Mais do que nunca, as pessoas estão buscando comodidade. Dessa forma, ter serviços como esses próximos de casa significa suprir essa demanda.

O sistema de delivery se consolidou ainda mais após a pandemia. Implemente um serviço de delivery, caso o seu posto tenha também uma loja de conveniência. Você só precisa se cadastrar em algum dos diversos aplicativos de entrega já existentes ou criar o seu próprio, com a ajuda de alguma empresa de desenvolvimento especializada.

Preste mais atenção também na gestão interna da sua empresa. Graças aos ERPs, sistemas de gestão integrados, é possível automatizar e unificar todos os processos do negócio em uma única plataforma. O que gera mais agilidade e praticidade no gerenciamento das suas informações financeiras, comerciais fiscais e humanas.

Com todos os dados em um só lugar, você tem tudo que precisa para poder tomar decisões mais assertivas e de forma mais ágil. Essa característica é um elemento essencial nesse momento em que prevenir problemas e resolvê-los antes de se tornarem maiores pode salvar o seu negócio.

 

Se atente à biossegurança

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) define como biossegurança um conjunto de medidas técnicas que são de suma importância durante a manipulação de agentes e materiais biológicos. Todo profissional que atua com manipulação de materiais deve se comprometer a tomar os cuidados relacionados à biossegurança.

Para que o poder público permita que as atividades funcionem com normalidade e as pessoas saiam de casa mais tranquilas para consumirem produtos e serviços, devem se deparar com essas ações de prevenção. Você como provedor de um serviço é imprescindível transmitir uma imagem de que se importa com a atual situação, assim além de contribuir para a não contaminação dos colaboradores e clientes, estes frequentarão o seu estabelecimento com maior frequência devido ao sentimento de segurança.

Para isso, a ação considerada mais eficiente é o distanciamento social. Reduza a circulação no interior da loja de conveniência e até mesmo barre a entrada de clientes, caso seja necessário para evitar aglomeração. Não permita o consumo de alimentos no dentro da loja e reforce a utilização do álcool em gel antes de manipularem os produtos. Vale lembrar que a quantidade de clientes que devem circular na loja ao mesmo tempo varia de acordo com o tamanho dela.

Para evitar o contato na hora do recebimento do pagamento, utilize o cartão por aproximação, sem haver necessidade de digitar a senha. Se essa não é uma prática no seu posto, implemente-a e sempre sugira essa opção ao cliente. Dessa forma, tanto cliente quanto os colaboradores evitarão a contaminação.

 

Invista em higiene

Os postos de combustíveis normalmente são estabelecimentos propícios para a proliferação do novo coronavírus. Os frentistas lidam diariamente com clientes em uma distância próxima e estão constantemente recebendo pagamentos em dinheiro ou cartão, o mesmo também acontece na loja de conveniência.

As medidas são as de praxe já adotadas por todos, mas vale a pena relembrar.

  • Uso dos equipamentos necessários para segurança como máscaras e luvas com a troca necessária a cada duas horas conforme indicação do Ministério da Saúde;
  • Práticas de higiene frequente com água e sabão e o indispensável álcool em gel que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, máquinas de cartão, maçanetas, bombas etc.;
  • Desinfecção geral da loja e piso diariamente, já que pessoas diferentes ao longo do dia transitaram pelo espaço.

 

Mantenha e fidelize clientes

A fórmula para isso não é tão complexa, nesse momento delicado, o essencial é zelar pela segurança de quem entra e sai da loja. Cumprir todos os protocolos para um atendimento seguro, sem deixar de ser ágil e fazer com que a experiência do cliente em sua jornada no seu estabelecimento seja a mais agradável possível em todos os sentidos.

Também é o momento de desenvolver outras formas de manter o seu negócio lucrativo. Se você não vendia determinados produtos e serviços, a hora de mudar isso é agora. Invista em fluídos, óleos, paletas, filtros e outros itens que são ao mesmo que são necessários para o cliente, permite lucros a mais para o posto. 

Os preços dos combustíveis, dos produtos da loja de conveniência e dos serviços que seu posto oferece também são importantes para conquistar os clientes, mas não são suficientes para mantê-los. Em nenhum segmento de mercado, o cliente busca preço para ser fiel ao estabelecimento, o que conta é a experiência.

 

Colaboradores, a alma do negócio

Os postos de combustíveis foram um dos poucos setores que não pararam durante a pandemia. Mesmo com restrições quanto ao horário de funcionamento, vocês continuam operando.

Por isso, fazer com que os colaboradores se sintam seguros e motivados em uma situação adversa pode ser um desafio. Apoie sua equipe, justifique porque eles precisam estar ali e faça-os sentir que todas as medidas estão sendo tomadas para evitar riscos.

Oferecer os equipamentos necessários, os “EPI’s” para evitar a contaminação, como máscaras de tecido, viseiras, luvas e até jalecos, instruí-los quanto à necessidade do distanciamento entre eles e os clientes, e orientá-los sobre novos produtos e serviços que o estabelecimento passará a oferecer para enfrentar a crise, é essencial.

O mundo todo está enfrentando uma grave crise sanitária e econômica. Somente no Brasil, mais de 12,8 milhões de pessoas estão desempregadas. É a maior taxa de desemprego desde março de 2017, segundo o portal G1.

Isso significa que as empresas precisam obter resultados de crescimento para manter vagas de emprego e, até criar novas. Os colaboradores são, portanto, peças-chave nesse processo de reversão de um quadro negativo.

Por isso, estimule seu time, apresente desafios, defina metas, torne-os vendedores e não somente atendentes. É preciso ser otimista e fazer com que seus colaboradores também comprem essa ideia.

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