Não precisa observar muito para perceber que o comportamento do consumidor tem mudado, e isso tem acontecido em uma frequência difícil de acompanhar. Cada vez mais exigentes, a expectativa desse público tem sido bem maior que só bons preços.
Nessa onda, os postos de gasolina não ficaram de fora, e o mercado precisou criar estratégias. Nesse texto a gente te mostra como fazer para fidelizar clientes no seu posto de combustível, com algumas ferramentas que podem garantir bons negócios!
Porquê devo me preocupar com isso?
Está tudo bem se você estiver curioso para entender o porquê isso é importante para o seu negócio. O primeiro passo é comparar: conquistar novos clientes custa até cinco vezes mais do que manter um antigo. Só por isso, já é um investimento que vale a pena, né?
Mas fidelizar não significa só aumentar o número de vendas para o mesmo cliente, mas também tornar uma pessoa fiel à sua marca. A longo prazo, esse esforço pode trazer bons resultados, portanto, quanto mais cedo você começar, mais perto estará de colher os frutos!
Para isso, é necessário um pouco de criatividade e muito planejamento. E a gente já te adianta quais são os itens que fazem diferença na hora de conquistar o cliente: atendimento de excelência, estrutura completa, recompensas e serviços de qualidade.
Benefícios
E se você ainda não estiver convencido das vantagens em apostar na fidelização dos clientes, confere aí mais algumas:
Este consumidor já comprovou a qualidade dos serviços e produtos no seu negócio, portanto, a satisfação pode garantir que ele volte a procurar seu posto na próxima compra.
Além de voltar, ele ainda é peça-chave para convencer outras pessoas a conhecerem a estrutura do seu posto de combustível, a partir de uma boa recomendação.
Quem costuma frequentar o mesmo negócio geralmente acaba gastando mais. Por isso, a fidelização além de aumentar a frequência das compras, também eleva o ticket médio desse cliente no seu posto.
Agora que você entendeu a importância de fidelizar clientes no seu negócio, a gente te mostra como fazer isso:
Primeiramente, antes de iniciar a estratégia de fidelização de clientes, você precisará atraí-los. Para isso, mantenha sempre um ambiente bem organizado, limpo, com bombas bem sinalizadas, de uma forma que o movimento de veículos esteja coerente e fluido.
Deixe os espaços de estacionamento bem sinalizados e reserve um local para os clientes VIP e preferenciais.
Conheça o perfil dos seus clientes
A primeira coisa que você deve fazer é buscar conhecer melhor sua clientela, mas é preciso ir além dos cadastros com dados de praxe como nome, endereço e telefone.
Um sistema de gestão integrada pode ajudá-lo nesta tarefa. Você pode registrar os contatos feitos pelo cliente e armazenar seu histórico de compras para criar benefícios e vantagens personalizados.
Uma dica super importante é oferecer algo em troca pelos dados sobre os seus clientes. Pense: você estaria disposto a dar informações sobre você mesmo a uma empresa? Não, certo? Mas, e se houvesse alguma vantagem nesta transação?
Ofereça este benefício antes de pedir aos clientes seus dados. No mais, não exagere na lista de perguntas. Colete somente os dados que serão importantes para criar a estratégia de fidelização de clientes para o seu negócio.
Garanta um atendimento personalizado
Todos nós gostamos de ser reconhecidos. Quando os atendentes de um negócio sabem nosso nome e preferências, tudo fica mais fácil. Portanto, gentileza, empatia e solicitude devem ser traços marcantes da sua equipe. Ao oferecer um tratamento consistente com estes valores, os clientes passarão a voltar ao seu posto não apenas pelos produtos mas pelo atendimento diferenciado.
Por fim, treine sua equipe para atender seus clientes de forma ágil. Afinal, quem vai a um posto geralmente tem outro destino em mente e muita pressa.
Trabalhe com programas de fidelização
Criar um sistema de recompensa de clientes é a forma mais organizada e focada de implantar sua estratégia de fidelização.
O primeiro passo é cadastrar todos os clientes do seu negócio no sistema. É importante verificar se seu software de gestão é integrado a programas de fidelização. Se não for, é o caso de fazer algumas contas e verificar se não vale a pena investir em uma solução mais completa para as necessidades da sua empresa. A segunda coisa a se fazer é escolher uma forma permanente de contato com os seus clientes. Pode ser via SMS, e-mail ou telefone. Busque descobrir qual é o canal preferido e mais usável por eles.
Depois, você pode oferecer vantagens e benefícios personalizados de acordo com os hábitos de compras de cada cliente. Utilize os canais acima para divulgar promoções, novos serviços e demais novidades do seu negócio. Em seguida, estabeleça recompensas interessantes em seu programa de fidelidade. Desperte o desejo pelos prêmios e estimule a recompra em troca da premiação.
Criar um sistema de recompensa de clientes é a forma mais organizada e focada de implantar sua estratégia de fidelização.
SEJA CRIATIVO!
Recompense quem sempre compra de você
Tenha sempre um registro da média de compras mensais dos clientes. A partir de determinado valor, agradeça a preferência com um brinde ou algum tipo de bonificação.
Crie novidades
Movimente o seu posto. Você pode utilizar estratégias de comunicação visual como banners e outdoors para chamar a atenção para um serviço novo oferecido em seu posto ou aquela promoção imperdível da loja de conveniência. Ferramentas digitais como anúncios em redes sociais ou e-mail marketing também são uma opção eficiente e de baixo custo para divulgar as novidades do seu negócio.
Ofereça formas de pagamento flexíveis
Hoje em dia, é essencial diversificar as formas de recebimento da sua empresa. Portanto, aceite diversas bandeiras de cartão de débito e crédito. O cheque também pode ser uma opção a ser avaliada.
Quer receber com mais rapidez? Uma excelente maneira de incentivar o pagamento à vista é criar um programa de vantagens. Ofereça lavagens grátis ou descontos na loja de conveniência para os clientes que escolherem esta forma de pagamento.
Agora que você conhece algumas estratégias de como atrair e fidelizar clientes no seu posto, está pronto para colocar em prática? Lembre-se que a tecnologia pode ser sua aliada nesse processo! Conte com a Infomac Sistemas para gerenciar seu posto de combustíveis.